Turismo

O Turismo em Bombinhas

A base de sustentação econômica do Município de Bombinhas é o turismo, que gera emprego e renda, atrai investimentos no ramo de construções e imobiliárias, contribuindo para agregar valores em todos os seus segmentos.

A rede hoteleira formada por hotéis, pousadas e residenciais oferecem uma diversidade de leitos que atende cerca de 3.500 pessoas. Além destas hospedagens também são oferecidas residências de moradores locais que se preparam para acolher os turistas visitantes.

Na temporada de verão, uma rede de bares, restaurantes e lanchonetes abrem suas portas para atendimento aos nossos visitantes. Durante este período, ocorre a maior movimentação de riquezas, quando o número de turistas aumenta 10 vezes mais que a população nativa.

Na baixa temporada, entre os meses de março e novembro, o fluxo de turistas e permanência no município é menor, mas as opções são maiores, reunindo turistas de observação de aves e baleias, pesca amadora, safra da tainha, mergulho ecológico, ecoturismo, congressos, seminários, festas tradicionais, eventos náuticos , etc...

As atividades subaquáticas, bem como o turismo náutico possui grande expressão para o turismo e necessitam ser organizadas, respeitando a capacidade de suporte dos ambientes naturais.
As operadoras de mergulho encontram no município de Bombinhas, em especial na praia de Bombinhas, um importante local para o seu estabelecimento, uma vez que a região é considerada um dos melhores locais do litoral do Estado de Santa Catarina para a prática do mergulho. O trapiche das operadoras de mergulho localiza-se na Praia de Bombinhas e algumas aulas práticas são realizadas nos costões da Praia da Sepultura. Além disso, a Praia de Bombinhas constitui-se em um dos principais pontos de saída para as ilhas (Arvoredo, Deserta, Galé e Calhau de São Pedro), que compreendem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.


O que é o Desenvolvimento Sustentável do Turismo?
• Desenvolver, sem deteriorar o patrimônio cultural, os recursos naturais e o meio ambiente;
• Administrar a utilização e a renovação simultânea de recursos;
• Procurar recursos que se renovem e se regenerem mais rapidamente;
• Ter presente que é preciso satisfazer as necessidades do momento, sem comprometer a capacidade de atender às gerações futuras.
• É o turismo explorado de forma consciente, organizado e planejado, onde se permite a sua continuidade e sustentabilidade sócio-econômica.
• A participação da comunidade local é muito importante nas tomadas de decisões ao nível de planejamento, desenvolvimento e na gestão do turismo, recebendo benefícios deste setor.


Os benefícios do Turismo Sustentável
• Incentiva a consciência em relação aos impactos sobre o meio ambiente natural, cultural e humano;
• Assegura uma justa distribuição dos custos e benefícios;
• Proporciona a criação de empregos;
• Estimula a criação de empresas domésticas lucrativas;
• Gera a entrada de divisas estrangeiras no país;
• Estimula melhorias nos meios de transporte locais, nas comunicações e na infra-estrutura básica da comunidade;
• Cria instalações recreativas que podem ser utilizadas tanto pela comunidade local quanto pelos turistas.

Textos: Telma Inês da Silva Lara

 

 

 

 
Publicidade