Praias

Praia de Quatro Ilhas: Conhecida entre os nativos como a Praia de Fora, devido as suas características de mar aberto, sendo que, posteriormente, passou a denominar-se Quatro Ilhas, por avistar-se da praia, as quatro ilhas oceânicas (Arvoredo, galé, Deserta e Macuco).

Praia de Bombinhas: Existem algumas versões para o nome de Bombinhas, uma delas seria que o barulho provocado pelo bater das ondas, que lembra o estouro de uma pequena bomba, e a outra seria a de que ao caminhar sobre a areia da praia o som produzido parecia o de pequenas bombinhas estalando.

Praia de Bombas: Vem praticamente da mesma versão que a de Bombinhas, por ser mais forte e intenso, o som produzido pelo bater de suas ondas, lembrando o estouro de uma bomba maior.

Praia de Mariscal: Devido à existência de um grande número do molusco, popularmente, denominado de marisco, o qual era encontrado em abundância nos rochedos situados no canto esquerdo desta praia.

Praia de Zimbros: Nome dado pelos primeiros açorianos que exploraram a região e que encontraram esta planta da família das Pináceas, um arbusto que apresenta frutos aromáticos e medicinais. Dos frutos de zimbros era feita a bebida alcoólica conhecida por genebra.

Praia da Sepultura: Já se chamou Praia da Baixada, por causa da sua característica local. Em 1840, o Major José da Silva Mafra mandou erguer duas taipas para cercar uma criação de porcos, ocasião em que houve um sério desentendimento entre dois escravos, resultando na morte de um deles, que foi enterrado ali mesmo. Desde então passaram a chamá-la de Praia da Sepultura.

Toca do Cabo: Existem dois abrigos naturais de formação rochosa que levam este nome: um encontra-se no morro a direita da Praia de Quatro Ilhas e o outro na Praia da Sepultura. Conta os mais antigos que ficou escondido nestas tocas, durante vários anos, um cabo do exército imperial que lutou na Guerra do Paraguai.

Ilha do Arvoredo: Leva este nome, devido ao fato de ser coberta por expressa e alta vegetação formado por árvores, cujo conjunto, à distância, assemelha-se a um grande arvoredo.

Ilha da Galé: Nome originário da observação do contorno geral que se apresenta sobre o mar, assemelhando-se vagamente ao casco de uma embarcação romana antiga, denominada de galé.

Ilha do Macuco: Nome de origem indígena, que quer dizer: coisa que come muito. É uma ave da família dos Tinamídeos, do porte de uma galinha grande, que existia em abundância na Floresta Atlântica, que nos rodeia.

Ilha Deserta: Leva este nome por apresentar uma superfície cinzenta, com pouca vegetação, rochosa e sem ocupação humana.

Praia dos Ingleses ou Retiro dos Padres: Na metade do século XIX um navio inglês ficou avariado no local. Muita gente foi lá para ver o navio e seus tripulantes, pois nunca tinham visto um inglês autêntico. Em 1967, a praia foi adquirida pelos padres salesianos de Itajaí, onde construíram uma casa de retiro; daí também o nome de Retiro dos Padres.
   

 

 
Publicidade