Atrativos Culturais

 

Oficinas Líticas
Em alguns costões das praias de Bombinhas é possível encontrar as panelas de bugres, que eram utilizadas como afiadores de instrumentos, confirmando a passagem dos povos caçadores-coletores na Península de Porto Belo.

Engenho do Sertão
O Instituto Boi Mamão funciona no engenho do Sertão, engenho este que foi adquirido e reconstituído com o objetivo de resgatar e preservar a memória cultural, através da gastronomia, folclore, tradição e costumes do município de Bombinhas. O espaço é aberto a visitação pública e oferece a típica consertada que é uma cachaça com café e especiarias, além, de servir comida caseira regional.

Museu e Aquário Marinho
Primeiro museu particular do Estado de Santa Catarina, com cerca de 3.000 invertebrados marinhos, dentre os quais esponjas, corais, estrelas, siris, conchas, lagostas, caranguejos, ouriços, caramujos e pepinos do mar.

Instituto Kat Schurmann
Entidade sem fins lucrativos, que se dedica ao desenvolvimento de programas de educação ambiental marinha. Conta com uma área de 17.000m², localizada em meio a Mata Atlântica, e abriga um espaço de exposições, trilha ecológica, auditório, estação de tratamento de esgotos própria, e um laboratório de educação ambiental marinha.

Além de acompanhar as viagens da família Schürmann através de fotos e peças trazidas de diversas partes do mundo, o visitante pode participar de diversas atividades interativas e aprender um pouco sobre o ecossistema Mata Atlântica e sobre o ambiente marinho.

Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Inaugurada em 1928, sua obra teve o envolvimento de fiéis em regime de mutirão, servindo como local de oração, até que em 1970 foi atingida por raios em meio a uma tempestade e posteriormente abandonada.

Foi restaurada em 1990 e voltou a ter seu formato original, com o interior completo com altar e bancos com as características mobiliárias da época, além da entronização das imagens de Nossa Senhora da Conceição, Santa Catarina e Nossa Senhora dos Navegantes.

Biblioteca Municipal Cruz e Souza
End: Rua Parati – Centro 33
TeL: (47) 3369-2690

Feira de Artesanato
A Feira de Artesanato acontece anualmente na Rua Parati, e tem por finalidade a valorização do trabalho dos artistas e artesãos de Bombinhas; a oportunidade de vendas de objetos de arte, artesanato, e produtos alimentícios típicos artesanais; a promoção de eventos artístico-culturais junto à Rua Parati e a integração aos eventos da comunidade e a valorização e promoção do produto turístico Bombinense.

Roteiro Caminho da Arte
Roteiro elaborado com o intuito de divulgar os artistas e artesãos do município, em que foi criado um folder com informações sobre os mesmos e seu trabalho, além de telefone e endereço dos ateliês.

Vila do Engenho
A Vila do Engenho, localizado no centro de Bombinhas, é um museu da cultura açoriana, onde os engenhos de farinha e cana-de-açúcar com tração animal produzem melado, farinha de mandioca, caldo de cana, rapadura, entre outros produtos.

 

 
Publicidade